top of page
  • Foto do escritorSimone Sgarbi

De onde virá seu sustento na sua aposentadoria?


A maioria dos brasileiros pretende se aposentar entre os 60 e 63 anos de idade, mas não necessariamente tem um plano claro para que este momento seja de descanso e usufruto da vida.


Segundo a quarta edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Anbima, 48% das pessoas afirmam que seu sustento virá no INSS e 10% não sabem nem de onde virá.


Basta perguntar para alguém que tem o INSS como única fonte de renda na aposentadoria para saber que esse não é um bom plano. Mesmo pessoas que se aposentaram pagando o teto, ao longo dos anos veem o poder de compra da aposentadoria indo embora.


Mas quais seriam as alternativas?


Como educadora financeira, sigo a máxima de jamais colocar todos os ovos na mesma cesta, então veja algumas alternativas para você optar pelas quais mais se adequam ao seu perfil, de preferência diversificando as fontes de renda.


1 – Contribuir para o INSS

2 – Plano de Previdência Privada

3 – Contar com o saldo do FGTS

4 – Investir em ações de empresas pagadoras de dividendos

5 – Investir em Fundos Imobiliários

6 – Investir em imóveis

7 – Investir com mais risco enquanto é jovem para aumentar o patrimônio acumulado


Ressalto que a opção 7 é indicada para quem ainda tem muito tempo pela frente para recuperar as perdas, que são inevitáveis ao longo dos anos para qualquer investidor de renda variável. Cuidado com as promessas de ganho certo nesse mercado, são ciladas.


Quanto antes colocar seu plano em prática com mais liberdade e segurança poderá usufruir seus anos de aposentadoria.


Bons Investimentos!!!

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page