top of page
  • Foto do escritorSimone Sgarbi

O que você diria antes de partir?


Imagina chegar ao final de sua vida e pensar que gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida do seu jeito, e não a que esperavam que você vivesse. Segundo a enfermeira australiana Bronnie Ware, autora do livro - Antes de partir - esse é o maior arrependimento das pessoas em seu leito de morte.


É comum que a gente vá simplesmente vivendo a vida, deixando os sonhos pelo caminho, entrando na roda dos ratos de trabalhar, pagar contas, trabalhar pagar contas, afinal não é assim que todo mundo vive? São tantas obrigações, tanto a fazer.


Talvez você viva assim ou conheça pessoas que tem esse estilo de vida.


A questão é que não precisa ser assim. Não deve ser assim.


Ter uma relação saudável com suas finanças é uma ferramenta poderosa de liberdade de escolha, para que você possa viver a vida do seu jeito, e isso independe do momento atual que você está.


Sempre é tempo de reorganizar a rota.


O primeiro passo é você identificar exatamente onde está. Para onde vai o dinheiro que passa pela sua mão? A dica de ouro aqui é nada de contabilidade mental. Tenha um controle detalhado do seu fluxo de caixa, com todas as entradas e saídas descritas. Isso pode ser feito em um caderno, planilha ou aplicativos. O importante é que você identifique seus ralos financeiros e suas escolhas facilmente.


O segundo passo é se reconectar com seus sonhos e perceber onde realmente gostaria de estar investindo esse dinheiro que está indo para contas do dia a dia. O maior erro de um orçamento financeiro é pagar as contas do seu custo de vida e só investir para seus sonhos se sobrar. Somos seres adaptáveis, então é preciso inverter a lógica, investir primeiro para suas metas e viver com o que sobra.


O terceiro passo é reorganizar definitivamente essa rota vivendo um degrau abaixo para ter espaço e usar o dinheiro como o que ele realmente é, uma ferramenta de auxílio na construção nossa felicidade. Organize seu padrão de vida para que ele não consuma mais de 70% do seu recebimento líquido, isso te trará liberdade de escolha e jogo de cintura.

Ao seguir esses três passos você conquistará a liberdade de viver uma vida do seu jeito. Como diz Bronnie Ware “Vida é uma escolha. É a sua vida. Escolha conscientemente, escolha sabiamente, escolha honestamente. Escolha a felicidade”.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page